Diagnóstico Fiscal
RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS
POR QUE REALIZAR UM DIAGNÓSTICO FISCAL NA SUA EMPRESA?
É o trabalho mais amplo do Escritório. No Diagnóstico investigamos a existência de créditos fiscais pela revisão dos últimos 05 anos, apurando valores não considerados ou tributos pagos indevidamente, passíveis de recuperação/redução.
A execução é feita de forma automatizada e manual. A primeira etapa consiste na observação da legislação tributária, decisões administrativas e judiciais. Em seguida, executamos as ações mediante análise das informações através de softwares especializados.
O aproveitamento é realizado administrativamente, sem a necessidade de procedimentos judiciais. O escritório promove a assessoria na utilização dos créditos e a própria inserção dos procedimentos para apropriação na escrituração das empresas.
Passo a passo
RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS
Solicitação de documentos
Triagem e análise documental (manual e automatizada)
Elaboração e envio de relatório preliminar para refinamento
Consolidação dos valores e procedimentos
Apropriação dos créditos
(Administrativamente)
Principais Oportunidades
NO QUE PODEMOS
TE AJUDAR?
PIS/COFINS
- Ampliação do conceito de insumo
- Redução e exclusão de receitas da base tributável
- Desconto de crédito presumido
- Planejamento / alteração de regime tributário (não cumulativo) / cumulativo.
ICMS
- Reclassificação do uso ou consumo para insumo com aproveitamento de crédito
- Recálculo do fator CIAP
- ICMS – ST – Venda abaixo da pauta
- Recálculo créditos presumidos
- ICMS – DIFAL – Recálculo.
INSS
- Redução de contribuição de terceiros (Sistema S)
- Exclusão de verbas e auxílios , Vale alimentação, Vale transporte
- INSS – empregado e I.R.R.F
- Recálculo GIIL-RAT.
IRPJ/CSLL
- Exclusão de benefícios fiscais da base de cálculo
- PAT – Programa de Alimentação Trabalhador
- Créditos de ICMS – Inclusão como custo.
Dúvidas Frequentes
Trabalhamos com honorários no sucesso. O Escritório será remunerado de um percentual sobre o benefício econômico percebido pela empresa, neste caso não existe nenhum adiantamento ao contratar o serviço.
A Berbigier, mediante uma simples autorização eletrônica, extrai as principais obrigações acessórias necessárias à execução do trabalho. A documentação utilizada é a exigida legalmente pelo fisco. Assim, a maioria dos documentos necessários se encontra nos portais administrativos.
A recuperação fiscal é voltada, em especial, para as empresas com débitos e parcelamentos. Além de recuperar fluxo de caixa comprometido nestas obrigações, o fisco poderá abater o crédito solicitado por restituição diretamente na dívida. É um procedimento de ofício com previsão normativa.
A Receita analisa apenas as compensações realizadas de forma específica, ou seja, apenas o crédito utilizado poderá ser questionado. A defesa de todos os créditos levantados é de nossa responsabilidade, sempre com amparo na legislação, julgados administrativos e judiciais.
É direito do empresário aproveitar créditos que não foram utilizados no passado e recuperar impostos pagos indevidamente. A forma legal de fazer isto é através da retificação e pedidos de restituições por empresas especializadas.
O único trabalho da contabilidade é fornecer acesso às obrigações acessórias, mediante autorização eletrônica, e alguns documentos extraídos de qualquer sistema interno.
Sim. As consultorias têm métodos e produtos específicos para cada ramo; além disso, muitas vezes o foco está nas teses judiciais. Importante ressaltar que não fazemos trabalhos por amostragem, ou seja, os valores apresentados consideram a análise completa, documento a documento, declaração a declaração, chegando nos centavos da recuperação adequada.