Impostos para pequenas empresas: Quais são e qual o impacto financeiro

  • By:adminberbigier
  • 0 Comment

Junto com o desejo de formalização de uma empresa vem demais responsabilidades.

Assim que a empresa foi regularizada perante o Governo Federal, o empresário deverá fazer contribuições tributárias mensais, com alíquotas específicas que variam para cada tipo de imposto, segmento da empresa e regime tributário adotado.

Isso requer a necessidade de o empresário conhecer integralmente as diferenças entre pequenas e microempresas, bem como, cada um dos tipos de regime tributário.

Essas questões auxiliam na hora de saber quais impostos a empresa deve pagar e qual custo terão no orçamento.

 

Microempresas: o que são?

A Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, foi instituída no Brasil em 2006, dando o pontapé inicial para uma série de medidas que viriam a facilitar a regularização de diversas empresas no país.

Ao longo do tempo, o processo também tornou o recolhimento de impostos mais ágil e acessível, conforme a realidade de cada empreendedor.

No entanto, as empresas são subdivididas em três categorias: Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (MEI) e Empresa de Pequeno Porte (EPP).

 

Microempreendedor Individual (MEI)

O MEI se tornou a modalidade mais aderida pela acessibilidade ao iniciar um empreendimento.

Ao se tratar de empresas individuais optantes pelo Simples Nacional que estabelece um faturamento anual máximo de R$ 81 mil, também define que não há a possibilidade se estabelecer uma sociedade, nem ser o titular de outra empresa, além de poder registrar somente um funcionário.

 

Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br/impostos-para-pequenas-empresas/

Posted in: Noticias

Comentários

Nenhum comentário para “Impostos para pequenas empresas: Quais são e qual o impacto financeiro”

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta