Pequenas e médias empresas têm dificuldade maior para conseguir crédito durante pandemia

  • By:adminberbigier
  • 0 Comment

Embora o governo crie medidas e alternativas para tentar aumentar a liquidez do mercado e suprir às necessidades das empresas, ainda há muita resistência das instituições financeiras em conceder crédito.

Pequenas e médias empresas foram as mais atingidas pela crise do COVID-19, principalmente as empresas que trabalham com fluxo de caixa curto, é comum presenciarmos cada dia mais as empresas trabalhando com estoques e mão de obra reduzidos.

Em meio a crise, uma alternativa seria a contratação de empréstimos bancários para aumentar seu fluxo de caixa, no entanto, as empresas tem encontrado muita dificuldade na liberação deste empréstimo.


As instituições financeiras tem avaliado um grande risco de não pagamento por parte destas empresas, visto que não há uma definição da crise, em conjunto vemos que algumas empresas não conseguem entregar documentos comprobatórios de quem conseguirão honrar seus compromissos, muitas empresas não estão com sua contabilidade em dia, algumas empresas nem mesmo estão com os impostos em dia, outras ainda não possuem um plano de ação de como conseguirão driblar a crise e se reerguer.


Toda essa falta de estrutura das empresas aliadas ainda a uma crise sem precedentes, faz aumentar os ricos e por consequência, diminuir o crédito bancário disponibilizado no sistema financeiro.

Vemos que este é um momento onde a empresa precisará buscar outras alternativas, revisar seu fluxo de caixa, revisar sua contabilidade e ainda fazer um checkup tributário a fim de encontrar valores restituíveis a serem integrados ao seus ativos, ou ainda serem compensados, desta forma dando um fôlego ao fluxo de caixa mensal.

Paula Piovezan
Contadora Tributarista
CRC SP-315666/O-3

Posted in: Noticias

Comentários

Nenhum comentário para “Pequenas e médias empresas têm dificuldade maior para conseguir crédito durante pandemia”

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta