Consumo das famílias segue crescendo, mostra PIB do 3º trimestre.

  • By:adminberbigier
  • 0 Comment

O consumo das famílias teve alta de 1,2% no terceiro trimestre deste ano. O dado, divulgado na manhã desta sexta-feira (01 de dezembro) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o setor cresce há três trimestres seguidos.

No acumulado do ano até setembro, a despesa de consumo das famílias também teve desempenho positivo, e avançou 0,4%. No acumulado nos quatro trimestres terminados em setembro, contudo, o número é negativo: – 0,5%.

A continuação do aumento do consumo das famílias, o terceiro no ano, ainda é em grande parte efeito do saque do FGTS inativo. Muitas famílias usaram esses recursos, sacados no primeiro semestre, para pagar dívidas, recuperando um pouco do seu poder de compra. Prova disso é que, dentro dos serviços, o destaque foi o comércio, que voltou a crescer, 1,6% em relação ao segundo trimestre e 3,8% em relação ao mesmo período de 2016, analisa Rebeca Palls, coordenadora de Contas Trimestrais.

O IBGE revisou o desempenho do consumo nos dois primeiros trimestres do ano. No primeiro trimestre de 2017, o setor havia registrado queda de 1,6% (inicialmente era 1,7%). No segundo trimestre, contudo, a atividade avançou 0,7% (dado inicial foi de 0,6%). Em 2016, a retração foi de 4,3% (ante 4,5%).

 

Posted in: Noticias

Comentários

Nenhum comentário para “Consumo das famílias segue crescendo, mostra PIB do 3º trimestre.”

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta